Ator de série famosa revela câncer de próstata; saiba como prevenir

Maior Menor

O humorista James Michael Tyler, o Gunther de Friends, conta que descobriu a doença há três anos e que o câncer se espalhou durante a pandemia; entenda como a saúde natural pode  prevenir e tratar a doença 

Responsável por arrancar risadas de espectadores em todo o mundo durante anos no seriado de humor norte-americano Friends, o ator James Michael Tyler — intérprete do personagem Gunther — revelou que luta contra um câncer de próstata em estágio avançado.

Ele descobriu a doença em 2018 e afirmou que, durante a pandemia do coronavírus, o câncer se espalhou por outras partes do corpo e chegou aos ossos. O ator, de 59 anos, comentou sobre a sua enfermidade durante uma entrevista ao programa Today Show, da rede de televisão NBC.

De acordo com Tyler, o câncer se espalhou por toda a sua espinha e sofreu mutações. Atualmente, a doença está em estágio 4 e ele não pode mais andar. O humorista descobriu a enfermidade durante um exame de rotina e iniciou um tratamento com terapia hormonal.

O urologista e especialista da JOLIVI, Dr. Alain Dutra, explica um método natural para proteger sua próstata de infecções, prostatite e até câncer


De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada ano novos 68.800 homens descobrem um câncer de próstata no Brasil. Cuidar da saúde e estar ligado aos bons hábitos são importantes  para evitar o desenvolvimento da doença.

A saúde natural conta com estratégias cientificamente comprovadas para manter sua próstata saudável — mesmo depois dos 50. Aqui na JOLIVI, mostramos quatro dicas para manter a saúde do órgão:

  1. Café – A bebida contém muitos compostos benéficos que atuam como antioxidantes, reduzem a inflamação e regulam a insulina. Três xícaras por dia é a dose ideal;
  2. Exercício físico – Um estudo publicado no Journal of Clinical Oncology mostrou que a atividade física pode reduzir em até 61% o risco de morte dos pacientes já com câncer de próstata;
  3. Vitamina D – A atividade anti-inflamatória conduzida pela vitamina D, conseguida por meio de exposição ao sol ou via suplementação, é uma das explicações para a substância estar associada a um menor risco de câncer de próstata, conforme a revisão de 26 estudos publicada no jornal American Public Health Association;
  4. Tomate e alimentos vermelhos – O licopeno, substância responsável pela coloração do tomate, mamão, goiaba e frutas vermelhas, é apontado como um dos responsáveis por reduzir em até 18% o risco de próstata. A quantidade ideal é de, em média, cinco frutas e/ou legumes por dia; 

E para quem já foi diagnosticado?

Se a informação que você lê com exclusividade na Jolivi pudesse chegar até o ator de Friends, compartilharíamos com ele as recomendações do Dr. Alain Dutra.

Em seu programa na Jolivi o médico explica que, tanto os ossos, como é o caso de Tyler, quanto o pulmão, são órgãos afetados pela metástase do câncer de próstata, e que a saúde integrativa pode atuar como tratamento complementar ao tradicional quando há o diagnóstico.

Um dos objetivos, com o uso de suplementos, chás e alimentação, é fortalecer o corpo do paciente que passa pelo tratamento. Entre as abordagens utilizadas pelo Dr. Alain está o uso de altas doses de vitamina C que, conforme apontam evidências científicas, pode induzir a morte de células cancerígenas.

Acompanhamento médico em época de pandemia

A pausa na ida aos médicos durante o período de isolamento social agravou o quadro de algumas doenças — como pode ter sido o exemplo do ator. De acordo com o Dr. Alain Dutra, muitos homens deixaram de lado a visita aos médicos de confiança.

É importante, sim, manter o distanciamento social em prevenção à Covid-19. Mas outros acompanhamentos de saúde não podem ser deixados para trás. Então, a recomendação é que, com o uso de máscaras e álcool em gel, os pacientes não deixem de frequentar os consultórios médicos.

Conteúdos Relacionados