Buscar

Artrite Reumatóide — 7 Substâncias Que Aliviam a Sua Dor

artrite-reumatóide
Maior Menor
Redação Jolivi

Redação Jolivi

1 fevereiro 2021

Redação Jolivi.

Você sabia que as mulheres de 30 a 50 anos são as mais afetadas pela artrite reumatóide? 

Aquele cansaço e dor muscular, leves formigamentos e desconforto nas articulações podem ser sinal do seu corpo de que algo não está bem. Afinal, estes são alguns dos primeiros sintomas dessa doença autoimune que está se instalando.

E quando há um avanço da condição, joelhos, ombros, costas e até mesmo tecidos de órgãos internos, como o pulmão e o coração, começam a apresentar inflamações mais fortes, sabia? 

Também pode ocorrer a rigidez matinal, quando, ao acordar, essas articulações passam cerca de uma hora doloridas!

Se você já sentiu, sabe que é um tipo de dor crônica que não dá para ignorar, não é mesmo? Por sorte, existem algumas substâncias e plantas que conseguem reduzir os efeitos da inflamação e aliviar a artrite reumatóide.

Veja as sete substâncias e plantas que servem como tratamento natural para aliviar as suas dores!

7 substâncias que aliviam a sua artrite reumatóide

Ao contrário do que acontece com a artrose ou mesmo a artrite convencional, as dores causadas por reumatismos são provenientes de uma doença autoimune. 

Ou seja, quando há alguma falha no sistema imunológico, o próprio corpo começa a atacar alguns tecidos saudáveis.

O mais comum é que esse fenômeno ocorra em articulações e, por isso, também é chamado de artrite reumatóide. 

Com o passar do tempo, essas inflamações vão tomando conta dessas regiões. Caso não seja feito tratamento ainda nos estágios iniciais, é possível que ocorram danos irreparáveis às estruturas internas atingidas.

A boa notícia é que, apesar do tratamento convencional utilizar altas doses de medicamentos que afetam o sistema imunológico e anti-inflamatórios, existem opções naturais que são capazes de reduzir as dores da artrite reumatóide, sabia?

A Jolivi conta com uma série de conteúdos dos nossos clubes de assinaturas que trazem dicas para melhorar as inflamações crônicas. O que vai te ajudar bastante!

Além disso, confira também a seguir algumas substâncias que nossos especialistas indicam para os reumatismos.

artrite reumatóide

1. Colágeno

Sabia que uma das causas da rigidez nas articulações é a queda na produção de colágeno que ocorre com o avanço da idade? 

Portanto, aumentar o consumo desta substância faz com que haja uma redução da degeneração das cartilagens.

De acordo com um estudo publicado na National Library of Medicine, um grupo de voluntários, ao ser medicado com colágeno todos os dias, apresentou melhora nas articulações e movimentos do joelho. 

Interessante, não é mesmo? Mas onde eu encontro colágeno? 

Em carnes vermelhas, frutas e legumes vermelhos, peixes, frutas cítricas, alimentos ricos em enxofre, como frango e camarão, gelatina, entre outros. 

Você também pode apostar no delicioso caldo de ossos, também conhecido como caldo de mocotó ou brodo de osso, que pode ser feito com ossos de boi, porco e até de frango.

Trata-se de uma excelente maneira de proteger sua saúde e de garantir uma boa dose de colágeno. 

Para você chegar ao caldo de osso perfeito, dê preferência para ossos de animais criados soltos, por serem mais saudáveis, com mais nutrientes e menos toxinas.

Veja como fazer: 

Ingredientes

1 a dois quilos de ossos de boi, porco ou frango

2 colheres de sopa de vinagre de maçã;

1 cebola;

4 dentes de alho picados ou amassados;

Sal integral, pimenta;

Água o suficiente apenas para cobrir os ossos.

Modo de preparo

Colocar os ossos em uma panela, cobrir com água e adicionar o vinagre, deixando a mistura descansar por 1 hora.

Levar ao fogo alto até ferver e retirar a espuma que se forma na superfície até que o caldo de osso fique claro. Pode demorar cerca de 20 a 30 minutos.

Reduzir a temperatura e adicionar os vegetais. Continue deixando o caldo de osso cozinhar em fogo baixo durante 4 a 48 horas.

Quanto mais tempo de cozimento, mais concentrado e rico em nutrientes o caldo de osso ficará. Em uma panela de pressão o tempo médio é de 60 a 75 minutos.

2. Magnésio

A suplementação de magnésio também é uma alternativa interessante para quem quer reduzir as dores da artrite reumatóide. 

Uma pesquisa também lançada na mesma revista estadunidense se propôs a acompanhar os hábitos de pessoas que sofriam com dores crônicas nos joelhos

A conclusão do estudo foi que aqueles que consumiam um maior número de magnésio apresentavam inflamações mais leves que os demais.

3. Vitamina C

A vitamina C é um forte antioxidante e, inclusive, já apresenta eficácia comprovada para casos que envolvam problemas ósseos.

Aliás, os radicais livres — que são uma espécie de “sujeira” das células  — são combatidos por conta dessa propriedade.

Desta forma, também consegue ser benéfica para problemas de cartilagens e articulações!

4. Manganês

Você já ouviu falar sobre o manganês?

Ele  é um poderoso mineral muito importante para quem sofre com doenças autoimunes e degenerativas. 

Além de ser muito importante para o funcionamento do metabolismo do corpo, uma de suas principais funções é auxiliar no processo de formação e fortalecimento do colágeno dos ossos.

5. Ácido hialurônico

Como já mencionado, um dos sintomas dos problemas reumáticos é as fortes dores que acometem as articulações. O ácido hialurônico é importante no combate à patologia por conta de suas propriedades antiinflamatórias e analgésicas.

Alguns de seus efeitos que encorajam o uso para tratamento são a desaceleração dos estágios da doença, reduzindo a degeneração das cartilagens.

6. Vitamina D

A vitamina D já é uma velha conhecida! 

Mas você sabia que o tratamento com o uso dela para esse tipo de doença autoimune vem se tornando cada vez mais popular e eficaz? 

Pois é! Um estudo publicado no Jornal de Artrite Reumatóide, em 2015, mostrou que a suplementação desta substância melhorou significativamente o quadro dos pacientes testados, causando uma redução no avanço da doença.

7. Ômega 3

O ômega 3 também se mostra como um grande aliado para essas inflamações degenerativas nas articulações.

Inclusive, uma pesquisa guiada pela Universidade de Dundee, na Escócia, apontou que a ingestão de uma colher de óleo de bacalhau — rico nessa substância — foi capaz de reduzir em até 33% o uso de medicamentos para tratar a patologia!

Gostou de saber das substâncias que vão te ajudar a aliviar a dor da artrite reumatóide? Continue lendo o blog da Jolivi para mais dicas de saúde natural!

Dor na coluna e nas articulações? Cuidado...

Se você toma anti-inflamatórios ou está considerando fazer uma cirurgia por causa da sua dor, experimente antes esta técnica comprovada e que não coloca seu corpo em risco.

Clique aqui para conhecer esta técnica
Redação Jolivi

Redação Jolivi

1 fevereiro 2021

Redação Jolivi.

Conteúdos Relacionados