Buscar

Artrite ou Artrose? Entenda As Diferenças E Os Principais Sintomas

dores nas juntas
Maior Menor
Redação Jolivi

Especialista: Redação Jolivi

25 janeiro 2021

Redação Jolivi.

Artrite ou artrose? Essa é uma pergunta feita por muitas pessoas quando começam a sentir aquelas famosas dores nas articulações muito comuns entre os brasileiros.

Apesar de serem doenças degenerativas que atingem cerca de 15 milhões de indivíduos, totalizando 40% da população adulta acima dos 60 anos, muitas pessoas ainda não sabem o que as diferem.

Em consequência disso, essas pessoas acabam tomando remédios, como anti-inflamatórios e corticóides, que trazem mais riscos para a saúde do que alívio da dor, especialmente quando usados por muito tempo. Por isso, é muito importante um diagnóstico correto e entender bem o que difere uma da outra!

Os sintomas das duas doenças são semelhantes, como dor, inchaço, sensibilidade e vermelhidão. No entanto, artrite e artrose são patologias distintas.

Mas não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar a entender, afinal, o que pode ser essa dor que você está sentindo! Artrite ou Artrose? É isso que vamos descobrir neste artigo.

Dor na coluna e nas articulações? Cuidado...

Se você toma anti-inflamatórios ou está considerando fazer uma cirurgia por causa da sua dor, experimente antes esta técnica comprovada e que não coloca seu corpo em risco.

Clique aqui para conhecer esta técnica

O que é artrite?

Artrite é o nome dado quando ocorre um processo de inflamação das articulações, ou seja, quando uma ou mais estão inflamadas.

Isso pode ser ocasionado por um traumatismo, excesso de peso, má alimentação, desgaste natural da articulação, entre outros fatores.

Existem diferentes tipos de artrite, como artrite reumatoide, artrite séptica, artrite psoriática, artrite gotosa (gota) ou artrite reativa, dependendo da sua causa. Por isso, é fundamental ter um acompanhamento profissional e diagnósticos concretos para saber qual delas terá que lidar, combinado?

Mas, de modo geral, podemos dizer que os principais sintomas da artrite são:

  • dores e inchaço nas articulações;
  • redução da capacidade de mover as articulações;
  • aquecimento e vermelhidão da pele ao redor da articulação;
  • rigidez, especialmente pela manhã.

O que é artrose?

Artrose, osteoartrite e osteoartrose são nomes dados para um tipo diferente de artrite, que ocorre quando a cartilagem começa a se desgastar.

Para você entender melhor, a cartilagem é um tecido que serve como uma “almofada” ou um “amortecedor” entre dois ossos.

Mas, então, você pode estar se perguntando: “como eu percebo que isso está acontecendo?”.

Um dos primeiros sinais é quando a dor aparece após uma atividade que gerou muito esforço físico, havendo uma sensação de atrito entre os ossos.

Os locais do corpo mais comuns de sofrerem com esse desconforto são as articulações das mãos, joelhos, quadril e coluna.

A artrose pode apresentar como sintomas:

  • dores e inchaço nas articulações afetadas;
  • limitação de movimento e queimação em alguns pontos;
  • dores no início do movimento;
  • sensação de atrito entre os ossos.

Portanto, a artrite está relacionada com a inflamação, enquanto a artrose é a degeneração das articulações.

dores de artrite ou artrose

A Pílula Reconstrutora de Cartilagem pode acabar com sua dor nas juntas

Se você sente dor nos joelhos, nos punhos, no quadril ou em qualquer junta, trago uma proposta: que tal trocar sua articulação desgastada por uma nova em folha? Com apenas 16 segundos do seu dia, você pode ter articulações mais jovens, mais lubrificadas e sem qualquer tipo de dor.

Se você realmente precisa de articulações regeneradas, acesse aqui e saiba mais

Quais são os tratamentos ideais para artrite ou artrose?

Você sabia que é possível tratar naturalmente as dores nas juntas, sem a necessidade do uso de remédios, injeções ou próteses?

O tratamento natural ajuda até mesmo a evitar os efeitos colaterais trazidos pelos remédios que são muito utilizados no tratamento dessas duas doenças.

E a boa notícia é que, além de aliviar a dor, as formas naturais protegem as articulações e melhoram a amplitude de movimento nas áreas afetadas.

Elas também são eficientes para todas as dores articulares que existem, incluindo o segundo tipo mais comum de artrite, a reumatoide, que é considerada uma doença autoimune.

Alguns dos tratamentos são:

1. Colágeno

A cartilagem existente nas articulações é composta principalmente por colágeno e ele é necessário para ajudar a substituir e reconstruir o que está danificado.

Mas onde eu encontro colágeno?

Em carnes vermelhas, frutas e legumes vermelhos, peixes, frutas cítricas, alimentos ricos em enxofre, como frango e camarão, gelatina, entre outros.

2. Ômega 3

O ômega 3 é um suplemento que tem propriedades anti-inflamatórias, podendo ser muito úteis no tratamento de doenças como artrite ou artrose, pois reduz a produção de substâncias inflamatórias como os eicosanóides e as citocinas.

Além disso, a gordura é capaz de diminuir a rigidez das suas articulações, reduzindo a necessidade de tomar medicamentos anti-inflamatórios.

3. Vitamina D

A vitamina D é uma grande aliada para ajudar a combater as suas dores!

Pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, analisaram amostras de sangue e fluido das articulações de 15 pacientes, entre 40 e 85 anos, com artrite reumatoide.

Com base nos resultados, os cientistas concluíram que manter os níveis de vitamina D saudáveis pode ajudar a prevenir a artrite reumatóide, assim como outras doenças inflamatórias.

4. Magnésio

Em um estudo científico, publicado em uma revista americana, foram avaliadas, em um período de quatro anos, 2.548 pessoas que tinham artrose de joelho, a fim de identificar o nível de dor que possuíam.

O estudo identificou que pessoas que consumiam menos magnésio tinham mais dores se comparadas com aquelas que consumiam mais.

Por isso, foi constatado que a utilização de magnésio também é um poderoso anti-inflamatório. Ele tem o poder de inibir a calcificação patológica que pode ocorrer na artrose, manter o bom metabolismo das articulações, fortalecer os ossos e preservar a cartilagem articular.

O magnésio, além de ajudar na diminuição das dores, também melhora a função articular.

Agora você já sabe que artrite ou artrose são doenças muito parecidas, mas possuem diversas diferenças entre elas! Assim, é possível identificar melhor o que pode estar causando suas dores ao notar os sintomas e, ainda, melhorar sua alimentação para ter um tratamento natural!

Gostou do conteúdo? Para mais textos como este, continue lendo o blog da Jolivi!

Redação Jolivi

Especialista: Redação Jolivi

25 janeiro 2021

Redação Jolivi.

Conteúdos Relacionados