Quer receber conteúdo exclusivo e gratuito "os 6 Principais Nutrientes"?

* Não vamos distribuir seu e-mail

Como aliviar a enxaqueca de forma natural

Maior Menor
Redação Jolivi

Especialista: Redação Jolivi

9 outubro 2019

Redação Jolivi.

Reservei este espaço para falar de um assunto que a maioria das pessoas acha que a solução está somente nos analgésicos, conforme as propagandas insistem: a enxaqueca.

Portanto, se você está em busca de uma solução natural e mais efetiva para tratar a enxaqueca, uma doença que acomete 9 em cada 10 brasileiros, continue comigo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, 95% da população apresentação algum tipo de dor de cabeça ao longo da vida. Porém, o dado mais assustador é que o uso discriminado de analgésico pode agravar – e muito – os sintomas.

Além disso, já existem inúmeras evidências sólidas de que estes medicamentos para dor de cabeça e enxaqueca são compostos por substâncias químicas que, a longo prazo, podem piorar a qualidade dos receptores de dores (chamados de nociceptores), os deixando mais sensíveis.

Ou seja, o remédio que você toma para acabar com os sintomas da enxaqueca, no fim das contas, faz com que a intensidade da dor aumente e se torne cada vez mais forte.

pote de analgésico caído sobre a mesa

Os analgésicos não são as melhores opções para aliviar a enxaqueca

O que não é falado por aí é que existem sim as alternativas muito melhores, naturais, que são capazes de minimizar esse ataque de dor que nos deixa tão impotentes – e o melhor, sem efeitos colaterais. Por exemplo, exercícios físicos e chás.

Então, se você sofre de enxaqueca e sabe agora os perigos que os remédios alopatas podem trazer ao seu organismo, fique de olho nos métodos naturais para aliviar a enxaqueca que trago aqui.

Os exercícios que aliviam as dores

Em geral, as enxaquecas são provocadas por algum desequilíbrio do organismo, como um órgão que não está funcionando perfeitamente, um alimento difícil de ser digerido, excesso de ansiedade e tensão.

Portanto, os exercícios que são capazes de regular e amenizar o estresse e a ansiedade são excelentes para aliviar a enxaqueca. O que fazer então?

  1. Limpar a mente através da meditação.
  2. Melhorar o fluxo sanguíneo através dos Movimentos Inteligentes.
  3. Realizar atividades que ajudem a produzir substâncias capazes de provocar bem-estar, como dança e práticas artísticas.
  4. Fortalecer seu corpo através de um exercício que goste (lembre-se, não faça aquilo que não gosta porque prazer é muito importante para combater a dor).

Todos os exercícios que permitem liberação de estresse e controle de ansiedade são bem-vindos.

uma mulher na praia em meditação, um dos exercícios que podem aliviar a enxaqueca

Meditação é um dos exercícios que podem diminuir a intensidade da enxaqueca! Já tentou?

Os exercícios que diminuem a intensidade da enxaqueca

Em meio à crise dolorosa de enxaqueca, frequentemente as pessoas se esquecem de respirar, o que aumenta a sensação de dor.

Por isso, fechar os olhos e respirar profundamente levando o ar até o local da dor podem ajudar na oxigenação do sangue e, mais do que isso, melhorar o transporte de hormônios responsáveis pelo alívio da dor e dos sintomas.

Um estudo realizado por médicos da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, e publicado na Revista Latino Americana de Enfermagem verificou a técnica do relaxamento muscular progressivo na dor de pacientes que haviam passado por diversos tipos de cirurgias.

Mesmo a dor sendo algo subjetivo, 52 dos 61 pacientes, ou seja, 85% que realizaram as técnicas de respiração e atenção plena, obtiveram a diminuição da dor.

Os 4 remédios naturais para aliviar a enxaqueca

Além dos exercícios de respiração e de relaxamento, existem os poderosos chás, as bebidas que ajudam aliviar a enxaqueca.

Você pode não saber de nada ainda, mas na sua cozinha e na natureza existem uma farmácia completa capaz de curar até mesmo as doenças crônicas.

É importante lembrar também que o autoconhecimento ajuda muito a aliviar a enxaqueca. Por exemplo, se você está em uma crise de enxaqueca porque ingeriu um certo alimento, um chá calmante com propriedades digestivas será perfeito para amenizar a sua dor.

Ou então, se a dor bate depois de um dia estressante, um chá analgésico pode ajudar a relaxar e aliviar a enxaqueca, melhorando até a qualidade de sono.

Veja alguns desses chás que podem ajudar a aliviar a enxaqueca:

Chá de erva cidreira

O chá de erva cidreira é uma poderosa bebida que age diretamente no sistema neurológico com propriedades relaxantes e é muito eficaz para o aliviar a enxaqueca.

Um dos estudos mais famosos sobre a erva brasileira, que tem o nome científico de Lippia alba, foi desenvolvido por Lin Chau Ming, professor de agronomia da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista.

Na pesquisa, ele aponta as propriedades analgésicas, antiespasmódicas, calmantes e sedativos da erva cidreira.

Chá de laranja

pé de laranjeira

Que tal um chá de laranja para amenizar as dores da enxaqueca?

Além de ser rico em vitamina C e previne gripes e resfriados, esse chá ajuda a controlar a pressão arterial que pode estar relacionada com a enxaqueca. E mais: ele é um excelente remédio para indigestão que também pode causar dores de cabeça.

Chá de gengibre

Gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e é excelente para aliviar os sintomas de dores causadas por inflamação.

Chá de camomila

Chá de camomila tem propriedades calmantes e relaxantes e é uma ótima pedida para aliviar as tensões e, consequentemente, prevenir a enxaqueca.

Lembre-se: mesmo que sejam naturais, o equilíbrio é fundamental. Portanto, cuidado com os excessos que são sempre prejudiciais!

Além dos chás para aliviar a enxaqueca, procure também adotar os hábitos saudáveis e fazer uso da natureza de uma maneira sábia. Isso irá melhorar a sua enxaqueca e a sua saúde como um todo.

Você já conhecia essas bebidas poderosas que aliviam a enxaqueca? Conta para a gente aqui nos comentários e compartilhe!

Redação Jolivi

Especialista: Redação Jolivi

9 outubro 2019

Redação Jolivi.