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Frutas, legumes e verduras: quais são as melhores opções para abril?

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Pedro Bezerra Souza

Pedro Bezerra Souza

13 abril 2021

Editor

Há oito alimentos com alto teor nutritivo que são ideais para serem consumidos no mês de abril. Quer saber quais são e o porquê?

Frutas, legumes e verduras. No mercado, há sempre muitas opções de alimentos para compor o cardápio do dia a dia. Se alimentar bem e de forma nutritiva é o ideal para todas as pessoas. Porém, nem sempre se torna possível comprar alguns alimentos devido à época do ano e aos preços praticados.

Pensando nisso, a JOLIVI listou 8 alimentos que são ideais para serem consumidos em abril. Já estamos no quarto mês do ano, o verão foi embora, o outono já chegou. O tempo passa rápido e, assim como ele, as épocas dos alimentos também mudam. É preciso estar atento.

Ir ao mercado de forma estratégica, sabendo o que comprar e o melhor preço a se pagar é importante. Então, afinal, quais são as melhores frutas, legumes e verduras a serem compradas no mês de abril para que você e sua família tenham uma refeição com alto teor nutricional e com menor custo financeiro?

Avocado, caqui, maçã nacional gala, uva red globe, jiló, pimenta vermelha, escarola e chicória são os alimentos em questão. Você sabe a importância de cada um deles para o organismo? Caso não, se atente às informações seguintes e componha suas refeições com a presença deles durante este mês de abril.

Entendendo os alimentos

Se você gosta de uma cozinha versátil, certamente vai conseguir preparar delícias com esses oito insumos. Porém, melhor do que saber prepará-los, é entender o que cada um traz de nutriente para fortalecer nosso corpo.

Então, saiba o que essas frutas, legumes e verduras trazem de benefício ao organismo.

Veja:

  • Avocado – fruta similar ao abacate, mas visivelmente menor, mais escura e com a casca enrugada. O avocado tem mais fibras, mais vitaminas E e B6, mais potássio, mais gordura saudável e menos calorias.
  • Caqui – é uma excelente fonte de vitamina A, C e fibras. Também possui muitos sais minerais.
  • Maçã Nacional Gala – contém poderosos nutrientes que estimulam o sistema imunológico. Possui fibras que ajudam a transportar resíduos para fora do corpo. Além disso, a fruta é fonte de vitamina C, que contribui para que o organismo desenvolva resistência.
  • Uva Red Globe – rica em antioxidantes e fonte de nutrientes importantes para o organismo.
  • Jiló – possui nutrientes como vitaminas A, C e do complexo B, minerais como cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo, além de muitos flavonóides.
  • Pimenta Vermelha – rica em capsaicina, uma substância com efeito termogênico que estimula o organismo a queimar mais calorias. Ajuda também a manter o equilíbrio entre bactérias boas e ruins no intestino.
  • Chicória –  rica em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras. Possui alto valor nutricional, além de auxiliar no processo de emagrecimento, pois não tem muitas calorias e fornece uma grande quantidade de nutrientes.
  • Escarola – um tipo de chicória cheia de fibras de fácil digestão, com alto teor de ácido fólico e cálcio. Também atua positivamente no sistema imune. Algumas tribos indígenas usam a escarola para fazer um tônico para o sistema nervoso.

Avocado e abacate não são a mesma coisa

Elas confundem muitas pessoas, que chegam até a acreditar que elas são exatamente a mesma fruta. Porém, não. O avocado é uma variação do abacate. Se por um lado o abacate é mais conhecido pelos brasileiros, o avocado – mais comum em alguns países da América Latina e nos Estados Unidos – ainda recebe olhares estranhos no supermercado. 

Visualmente, as principais diferenças são o tamanho. O abacate costuma ser, pelo menos, duas vezes maior. Quanto às cascas, a do abacate é verde, mais fina e lisa, enquanto o avocado tem casca marrom, dura e rugosa. O sabor e a textura diferem pouco: o avocado é levemente menos doce e tem consistência mais firme.

Quanto aos nutrientes, o avocado tem um pouco menos de carboidrato e um pouco mais de gordura. A maior diferença é em relação à quantidade de fibras: o abacate apresenta quase o dobro.

Ambos são nutricionalmente ricos, com alta concentração de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K. Além disso, a gordura presente é do tipo monoinsaturada, essencial para a saúde.

De acordo com o Dr. Carlos Schlischka, especialista da JOLIVI, o abacate “é uma ótima opção para se ter sempre na geladeira. Ele é muito fácil e rápido de preparar. E fica ainda melhor com o abacate do tipo avocado, que é mais cremoso”, sugere.

Ainda segundo o Dr. Carlos, uma boa maneira de consumir a fruta é preparando uma guacamole – receita mexicana mistura, tradicionalmente, o abacate com cebola, tomate e coentro.

Atenção

Se você não tem a oportunidade de encontrar um médico de saúde natural ou integrativa, leve essas alternativas naturais ao seu médico de confiança e veja o tratamento que mais se encaixa no seu caso.

Pedro Bezerra Souza

Pedro Bezerra Souza

13 abril 2021

Editor

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