Beber Água para Potencializar seu Cérebro
Saudações, caro leitor. Aqui é o Nelson Annunciato. Como você está?
Se você acompanha o meu trabalho, aqui, na Jolivi, sabe que sou um estudioso e professor de neurociências há 39 anos.
Dedico-me, diariamente, a aprofundar os meus conhecimentos para replicar a você, leitor, os cuidados necessários para com o seu cérebro. Estes mesmos cuidados determinam, também, a forma como você cuida da sua saúde.
O assunto sobre o qual escolhi falar com você hoje é a memória.
E, para isso, trago dois recursos primordiais para mantê-la.
São hábitos simples, os quais estão no meu cotidiano e contribuem para que eu esteja sempre apto – e com os conhecimentos na ponta da língua – para compartilhar as informações nas aulas que ministro no Brasil e Europa.
Você verá que são mais simples e fáceis de executar do que você presume. E o ponto de partida para que você trilhe um caminho para um cérebro mais jovem.
Uma bebida e um hábito ideal para preservar sua capacidade de lembrar
Bom, a primeira orientação que trago é sobre um liquido fundamental para o seu cérebro.
Se você não toma a quantidade suficiente desta bebida, pode ter a sua memória e cognição afetadas.
Para que o seu cérebro possa alcançar o máximo do seu desempenho, você precisa do aporte suficiente de . . . água. Sim! Água!
Eu sei quais são os dois pensamentos que te acompanham após essa minha primeira orientação…
O primeiro é que a água é muito “simples” ou “nada sofisticada” para garantir a potência de um cérebro. Costumo ouvir isso de alguns alunos, nos cursos presenciais.
Olha, é aí que você se engana.
Obviamente, sozinha a água não é capaz de restaurar uma memória.
Mas, o que preciso que saiba é que, sem água suficiente, NADA do que você faz será suficiente para o seu cérebro funcionar bem.
Um estudo de 2017, feito em conjunto entre a Universidade do Leste de Londres e da Universidade de Westminster descobriu que a ingesta de 300 ml a mais de água pode aumentar a atenção em até 25 por cento.
A mesma quantidade de água, também descobriram os cientistas, pode aumentar em 20 por cento o humor de pessoas adultas.
Água básica
Ok. Espero que você esteja convencido sobre a importância da água.
Mas talvez o seu segundo pensamento seja “mas eu já tomo água, Dr. Nelson”.
Pois eu garanto que você não toma a quantidade que deveria…
A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza o consumo, como quantidade ideal, de 2,5 litros para um homem de 60 quilos. Se você, realmente, faz o uso dessa quantidade de água por dia, devo parabenizá-lo.
Se não, então está na hora de começar.
A minha recomendação é que você vá além. Beba uma água com um pH (potencial hidrogeniônico) acima de 7,5, que seria o ideal.
Assim, nós estamos tornando o nosso corpo mais alcalino, que é muito importante para nos prevenir de alguns problemas de saúde.
O percentual de água varia de até 80-85% em um bebê até 55% em um indivíduo idoso. Ou seja, cerca de 70% do nosso corpo, em média, são constituídos por água.
Hábito que protege 66 por cento contra a demência
Agora que já explanei o potencial terapêutico da água, gostaria de dividir com você, leitor, um estudo interessantíssimo, o Kuopio Ischemic Heart Disease (KIHD).
Este ensaio acompanhou 2.300 homens finlandeses e saudáveis por 20 anos.
Depois deste período, aqueles que utilizavam a sauna (que tem como fonte a principal a água e o calor) de quatro a sete vezes por semana tiveram riscos 66 por cento menores de desenvolver demência.
Os mesmos homens tiveram risco 65 por cento menor de Alzheimer.
Lembre-se que quanto mais você suar (através de esportes e ou na sauna), tanto mais você deve atentar para a suplementação de magnésio, ok?
Um bom jeito de começar investindo em suas memórias, não é mesmo?
Amplexos.