Acabar com os cabelos brancos? Estudo aponta como; e não é com tinta

Maior Menor
Priscila Miranda

Priscila Miranda

Editora

Pesquisadores da Universidade de Columbia descobriram que a cor dos fios pode voltar quando um fator específico que desencadeia o surgimento dos brancos desaparece; entenda

Ah, os cabelos brancos…

Marca registrada do envelhecimento, os fios brancos geralmente são considerados irreversíveis.

Se você começou a reparar que eles apareceram na sua cabeça é porque a maturidade chegou e não tem mais volta, certo? Nem sempre.

Cientistas descobriram recentemente que alguns jovens, por efeito do estresse, estão ficando com alguns fios esbranquiçados. E que esse efeito pode ser revertido.

Estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, publicado na revista científica eLife em junho, mostrou que cabelos brancos e grisalhos podem recuperar a pigmentação em todos os sexos, etnias, idades e regiões do corpo, definindo de maneira quantitativa a reversibilidade desse “marcador de envelhecimento’.

A pesquisa foi feita com homens e mulheres com idade média de 13 a 35 anos. Cabelos escuros, brancos e bicolores foram coletados de participantes saudáveis ​​que se identificaram como “tendo alguns cabelos grisalhos” ou “cabelos de duas cores”.

Conheça o grande livro da saúde natural e trate doenças sem remédios; receba hoje mesmo na sua casa

Foram excluídos participantes com cabelo com tintura, clareamento ou outros tratamentos químicos nas madeixas. Além disso, cabelos menores que aproximadamente 4cm também não foram incluídos no estudo.

Através de um diário, os participantes tiveram que registrar seus níveis semanais de estresse. Desse modo, eles conseguiram descobrir que, entre os participantes mais jovens, o cabelo recuperava sua cor quando diante da redução de níveis de estresse..

O estudo acompanhou, por exemplo, um homem de 35 anos que recuperou a pigmentação na cor natural do seu cabelo após duas semanas de férias.

A receita para se livrar do estresse

O Dr. Carlos Schlischka, médico e especialista da Jolivi, explica que uma série de fatores presentes no nosso cotidiano podem contribuir para a geração de estresse e, consequentemente, dos cabelos brancos. “Talvez o mais importante para reparar o problema seja uma boa noite de sono”, ele alerta.

O médico lista algumas ações para você se ver livre do estresse.

  • Evite açúcar, cafeína, leite e seus derivados e uso de álcool e drogas;
  • Evite ver TV e usar computador e celular pelo menos 2 horas antes de se deitar para dormir;
  • Pratique exercícios físicos leves a moderados, como alongamento, aeróbicos, e musculação;
  • Tenha um sono reparador;
  • Faça meditação ou aulas de ioga;
  • Procure a psicoterapia, se necessário.

Além dessas recomendações, o Dr. Carlos reforça a importância de promover um detox no fígado.

No Dossiê Saúde Essencial, sua série mensal na Jolivi, o médico compartilha com seus assinantes um combo natural para o detox do órgão — e que ainda beneficia quem foi diagnosticado com gordura no fígado. Para conhecer o Dossiê, clique aqui.

Referência:

Rosenberg, Ayelet M; Rausser, Shannon; Ren, Junting; Mosharov, Eugene V; Sturm, Gabriel; Ogden, R Todd; Patel, Purvi; Kumar Soni, Rajesh; Lacefield, Clay; Tobin, Desmond J; Paus, Ralf; Picard, Martin. Quantitative mapping of human hair greying and reversal in relation to life stress. Elife; 102021 06 22.

Priscila Miranda

Priscila Miranda

Editora

Conteúdos Relacionados