Abacate é carboidrato? Conheça 6 segredos da fruta para sua saúde

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Dr. Wilson Rondó

Dr. Wilson Rondó

Médico Cirurgião Vascular e Nutrólogo

CRM: CRM 47078/SP

21 junho 2021

Dr. Wilson Rondó é médico formado em cirurgia vascular e especialista em nutrologia. Em seus 33 anos de profissão, já atendeu 20 mil pessoas. Percorreu diversos países pioneiros na visão integrativa do paciente, como França, Alemanha e Estados Unidos, em busca de respostas para o diabetes e a obesidade.

Olá, aqui é o Dr. Rondó

Você, que me acompanha sempre, sabe o que eu penso sobre o abacate. Ele é um dos melhores alimentos que existem, uma superfruta que pode e deve ser colocada na sua dieta.

Isso é ainda mais verdadeiro para quem faz a dieta cetogênica — ou keto —, que prioriza gorduras naturais boas. O abacate está cheio delas. E se você ainda não mudou sua forma de se alimentar para como nossos antepassados faziam, aconselho que pense bem no assunto… 

Com relação ao abacate, muito já se foi falado. Vários benefícios são bem conhecidos de todos nós. Mas há alguns deles que pouca gente tem acesso! 

Meu papel é trazê-los até você, facilitando o entendimento para que tome suas próprias decisões e mude sua saúde para melhor. Então, vamos conferir!

Os benefícios pouco conhecidos do abacate

#1 – Melhora o seu metabolismo

Um grande estudo feito nos Estados Unidos mostrou que pessoas que tinham hábito de comer abacate tinham um metabolismo mais saudável. Elas tinham menor circunferência abdominal, melhores níveis de colesterol e menor índice de massa corporal (IMC).

Esses dados levaram os pesquisadores à conclusão de que elas tinham um risco 50% menor de desenvolver a síndrome metabólica, uma condição que aumenta o risco cardíaco e de outras doenças, como a diabetes.

#2 – Previne o câncer

Várias pesquisas feitas em laboratório apontam que os fitonutrientes do abacate podem atacar células cancerígenas. Além disso, seus ácidos graxos monoinsaturados também são fatores protetivos contra o câncer. Mais um ponto positivo para esse superalimento!

#3 – É bom para a saúde do coração

As gorduras boas do abacate são balanceadas na medida certa para sua saúde cardiovascular. Ele contém 71% de ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a prevenir o acúmulo de gordura nas artérias. Além disso, aumenta o bom colesterol, diminui o ruim e também baixa os triglicérides.

#4 – Melhora a saúde da pele e dos olhos

Os abacates são um alimento antioxidante, contendo carotenóides como a luteína, que nos protege contra os agressores ambientais e previne doenças. Ela também é muito conhecida por seus efeitos benéficos para a saúde dos olhos, protegendo contra a degeneração macular.

Na pele, reduz os danos causados pela radiação solar e poluentes ambientais. Além disso, o abacate pode ajudar até mesmo se usado topicamente. O óleo de abacate pode ser um bom hidratante para sua pele e até para os seus cabelos. Ele é ideal para ser usado como óleo carreador, diluindo outros óleos essenciais benéficos. 

#5 – Melhora a saúde digestiva

Além das gorduras boas, o abacate tem uma excelente quantidade de fibras – até 17g por unidade. Essas fibras ajudam a ecologia intestinal, auxiliando no aumento de bactérias boas, em detrimento das ruins. Manter uma flora intestinal saudável é primordial para prevenir doenças e melhorar seu metabolismo de forma geral.

#6 – Melhora do humor

Quando você muda sua alimentação, priorizando gorduras para obtenção de energia, sente a diferença no humor. Isso porque os ácidos graxos têm papel importante na regulação do nosso sistema nervoso.

Como já vimos, o abacate está cheio desses ácidos graxos, incluindo os monoinsaturados. Portanto, colocá-lo na sua dieta pode beneficiar os processos cognitivos, a liberação de hormônios importantes e consequentemente o seu humor.

Agora, veja…

Como comentei no início, esses são somente os benefícios pouco falados, informações que você não irá encontrar tão facilmente por aí. Há ainda outras qualidades mais conhecidas.

Se você ainda não as conhece, nada de se preocupar. Vou listar outros nove benefícios — esses mais conhecidos — do abacate aqui.

  1. Como é fonte de gorduras boas, garante energia de sobra para você;
  2. Suas gorduras aumentam a absorção das vitaminas lipossolúveis, ou seja, aquelas que precisam de gorduras para serem absorvidas, como a A, D, E e K;
  3. Tem 20 nutrientes essenciais para a saúde, como as vitaminas do complexo B, vitaminas K, C e folato;
  4. Por ter pouca frutose, não mexe em sua sensibilidade à insulina e leptina, reduzindo risco de diabetes, obesidade e doenças crônicas;
  5. O abacate não absorve pesticidas por causa da proteção de sua casca, tornando-se uma fruta segura para o consumo;
  6. Promove mais saciedade, ajudando a controlar o seu peso e auxiliando no emagrecimento;
  7. Atua como protetor para o seu fígado; 
  8. Hidrata a pele e age como um protetor solar natural; e
  9. Alivia bolsas debaixo dos olhos.

 

Acredito que depois de todos esses motivos, você finalmente vai colocar essa fruta incrível na sua dieta. Afinal de contas, ela garante mais energia, nutrientes, protege contra doenças e ainda pode ser utilizada em tratamentos de beleza! Então, agora, vá correndo procurar por um belo abacate e aproveite. 

Eu lhe desejo dias melhores,

Dr. Wilson Rondó Jr.

Na publicação mensal que conduz na Jolivi, o Remédio Natural, o Dr. Rondó apresenta receitas deliciosas e fora do comum com o abacate. Conheça aqui a assinatura.

Referências bibliográficas:

  • Fulgoni VL 3rd, Dreher M, Davenport AJ. Avocado consumption is associated with better diet quality and nutrient intake, and lower metabolic syndrome risk in US adults: results from the National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) 2001-2008. Nutr J. 2013;12:1. Published 2013 Jan 2. doi:10.1186/1475-2891-12-1
  • Ding H, Han C, Guo D, et al. Selective induction of apoptosis of human oral cancer cell lines by avocado extracts via a ROS-mediated mechanism. Nutr Cancer. 2009;61(3):348-356. doi:10.1080/01635580802567158
  • D’Ambrosio, Steven M et al. “Aliphatic acetogenin constituents of avocado fruits inhibit human oral cancer cell proliferation by targeting the EGFR/RAS/RAF/MEK/ERK1/2 pathway.” Biochemical and biophysical research communications vol. 409,3 (2011): 465-9. doi:10.1016/j.bbrc.2011.05.027
  • Degeneração Macular: um Desastre Alimentar – www.drrondo.com
  • 12 Motivos para Colocar o Abacate na sua Dieta – www.drrondo.com
  • 6 Incríveis Benefícios do Óleo de Abacate para Todo o Corpo – www.drrondo.com

 

Dr. Wilson Rondó

Dr. Wilson Rondó

Médico Cirurgião Vascular e Nutrólogo

CRM: CRM 47078/SP

21 junho 2021

Dr. Wilson Rondó é médico formado em cirurgia vascular e especialista em nutrologia. Em seus 33 anos de profissão, já atendeu 20 mil pessoas. Percorreu diversos países pioneiros na visão integrativa do paciente, como França, Alemanha e Estados Unidos, em busca de respostas para o diabetes e a obesidade.

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