Buscar

6 receitas caseiras (e baratas!) para cuidar da pele

Maior Menor
Monique Garcia

Monique Garcia

Editora

Você aceita trocar produtos prontos por misturinhas potentes que você mesmo(a) pode fazer? Se a resposta é “siiiim”, continue nesta página. Sua despensa guarda ingredientes mais valiosos do que imagina! Aprenda como usá-los a favor da beleza

No cenário atual do nosso país, a redução de gastos se faz cada vez mais presente no orçamento das famílias brasileiras. Abrir com frequência a carteira para comprar produtos de beleza, que não costumam ser baratos, está fora de cogitação para grande parte das mulheres.

No entanto, sabe-se que o interesse pelos cuidados com a pele cresceu exponencialmente durante a pandemia. Como conciliar, então, esses dois opostos? 

A resposta está em diversos ingredientes naturais que você provavelmente tem em casa, cujos benefícios se estendem para a pele, e podem resultar em fórmulas caseiras superpotentes para cuidar da cútis de forma eficaz e segura. 

São boas, inclusive, para seu corpo passar longe das substâncias tóxicas e nocivas que muitos fabricantes incluem nas fórmulas para conservá-las (alô, parabenos!).

Vamos ao que interessa? Na sequência, aprenda seis receitas caseiras para cuidar da sua pele:

O esfoliante natural que varre as células mortas

 

Esse passo, que deve ser feito semanalmente, é essencial para limpar profundamente a pele, desobstruir os poros e estimular sua renovação de forma natural. Isso sem contar que os cremes que você aplica na sequência são melhor absorvidos depois de uma esfoliação caprichada. 

São diversos os ingredientes que podem ser utilizados para esfoliar a pele em casa. Hoje, você aprende como fazer uma receita com açúcar, mel e iogurte natural.

Enquanto o açúcar ajuda na parte “física” da coisa, sendo responsável pela fricção, o mel ajuda a hidratar e deixar a pele luminosa. O iogurte, por sua vez, também favorece a hidratação e atua como agente antimicrobiano, graças ao ácido lático presente em sua composição. Tome nota do passo a passo:

 

Um DOCE para baixar a glicemia?

Estudos científicos recentes comprovaram que ESTE líquido adocicado é capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue -- mesmo em pacientes diabéticos. E o melhor: é totalmente natural, nada a ver com produtos “diets”.

Descubra aqui qual é este doce natural.

 

Ingredientes

 

  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo;
  • 1 colher (sopa) de mel; e
  • Iogurte natural. 

Preparo

Em um recipiente, misture o açúcar e o mel. Adicione o iogurte e mexa até obter a consistência de um creme.

 

Como usar na pele

Aplique e massageie delicadamente o rosto com movimentos circulares. Enxágue bem no final e siga com o seu hidratante de costume.

 

Um chá de sumiço para as olheiras: ele minimiza o inchaço e dá um chega pra lá no efeito panda

 

Desta vez você não vai tomá-lo, e sim aplicá-lo bem geladinho sobre a região dos olhos. A erva preferida para fazer essa receita é a camomila. Isso porque ela é um anti-inflamatório natural que melhora a circulação local e, com isso, dá uma mãozinha para diminuir o inchaço e o aspecto arroxeado das olheiras.

Ingredientes

  • Chá de camomila; e
  • Gelo.

Preparo

 

Faça um chá de camomila bem concentrado, coloque alguns cubos de gelo e deixe-o esfriar. O ideal é que fique bem gelado mesmo!

Como usar na pele

 

Molhe dois pedacinhos de algodão ou gaze no chá gelado e coloque por cima de cada olho. Deixe agir entre 15 e 20 minutos (aproveite para dar aquela relaxada bem-vinda!) e enxágue com água fria.

A máscara de tratamento que dá um banho de hidratação na pele ressecada

 

Quando a pele tem sede, é melhor ouvir seu chamado e oferecer uma boa dose de hidratação. Do contrário, tende a ficar opaca e o envelhecimento chega antes da hora. 

Para abastecê-la com os nutrientes que ela merece, experimente unir os poderes do abacate, mel e azeite: os óleos naturais do verdinho penetram profundamente na pele e são potentes como um creme; as propriedades antioxidantes do mel renovam a tez e combatem os radicais livres que roubam sua vitalidade; e o azeite dá aquele tempero final com sua emoliência que hidrata.

Ingredientes

 

  • Abacate;
  • 1 colher (sopa) de mel; e
  • 1 colher (chá) de azeite.

Preparo

 

Amasse o abacate em um recipiente e adicione o mel e o azeite. Misture muito bem.

Como usar na pele

 

Aplique a mistura no rosto e deixe agir por 20 minutos. Depois, é só enxaguar com água fria.

O demaquilante natural que derrete a maquiagem

 

Remover a maquiagem é um ritual que jamais pode ser negligenciado na rotina de cuidados com a pele. O acúmulo de resíduos no rosto, seja de cosméticos ou até da própria poluição, estimulam o aparecimento de espinhas, alergias e irritações e aumenta o risco de envelhecimento precoce.

Para garantir um demaquilante de ponta sem precisar gastar rios de dinheiro, você pode recorrer aos bons e velhos óleos vegetais. Extraídos das sementes de plantas, eles literalmente derretem a maquiagem e as impurezas do rosto. 

Sim! Você nem precisa investir no preparo de uma receita. Basta escolher o mais adequado para o seu tipo de pele. O óleo de jojoba, por exemplo, é leve e tem boa absorção, sendo ideal para cútis oleosas. Já os de argan e rosa mosqueta são mais hidratantes — boa pedida para as mais ressecadas.

Outra opção, um pouco mais elaborada, é misturar óleo vegetal com gel de babosa (aloe vera). Aprenda:

Ingredientes

 

  • 15 ml do óleo vegetal de sua preferência; e
  • 15 ml de gel de babosa.

Preparo

 

Coloque os dois ingredientes em um frasco com válvula de spray. 

Como usar na pele

 

Agite bem e borrife a mistura diretamente no rosto ou em uma toalhinha ou pedaço de algodão. Espalhe por todo o rosto para retirar os resquícios de maquiagem e pronto!

O detox que sua pele oleosa pode estar precisando

 

Quem tem, sabe: sensação pegajosa, tendência à acne e brilho excessivo são algumas das características que mais incomodam as pessoas com pele oleosa. E é por isso que fazer uma máscara com ingredientes que tenham ação desintoxicante e outras propriedades interessantes para esse tipo de cútis é sempre uma aposta certeira.

A dupla kiwi e argila verde, por exemplo, é ideal para mandar embora as impurezas, diminuir a oleosidade, além de desintoxicar e revitalizar a pele. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 1 kiwi;
  • Argila verde; e
  • 2 colheres (sopa) de água mineral.

Preparo

 

Em um recipiente, faça uma pasta com o kiwi já descascado. Adicione a água e a argila verde e mexa bem. 

Como usar na pele

 

Aplique em todo o rosto com movimentos circulares e deixe agir por aproximadamente 10 minutos. Enxágue para finalizar.

 

A solução da natureza para secar as espinhas

 

A acne é um quadro que sempre deve ser investigado por conta dos diferentes fatores que podem causá-la: eles vão desde alterações hormonais e estresse até o uso de cosméticos inadequados. E a lista segue.

Para aqueles momentos de emergência em que tudo o que você quer é atenuar a lesão, a sugestão é que busque, mais uma vez, a ajuda dos óleos — desta vez o óleo essencial de melaleuca (também conhecido como tea tree, em inglês) e lavanda, ambos com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, e um poder enorme de expulsar as bactérias causadoras da acne. 

Ingredientes

 

  • Óleo essencial de melaleuca; e
  • Óleo essencial de lavanda.

Preparo

 

Misture algumas gotinhas dos dois óleos em um recipiente.

Como usar na pele

 

Aplique diretamente na espinha com um cotonete. 

Sempre que possível, consulte o seu dermatologista de confiança antes de fazer qualquer procedimento na pele, combinado? Só um especialista na área conhece as particularidades da sua pele, e poderá te ajudar a criar uma rotina de cuidados específica para as suas necessidades.

 

Apague o estresse e a ansiedade em 5 minutos

A técnica prática e rápida de meditação que QUALQUER pessoa pode fazer em casa - até mesmo quem nunca meditou.

QUERO MEDITAR HOJE

 

Monique Garcia

Monique Garcia

Editora

Conteúdos Relacionados