Buscar

6 motivos para você consumir a macadâmia no dia a dia

Maior Menor
Dr. Wilson Rondó

Especialista: Dr. Wilson Rondó

Médico Cirurgião Vascular e Nutrólogo

CRM: CRM 47078/SP

13 julho 2020

Dr. Wilson Rondó é médico formado em cirurgia vascular e especialista em nutrologia. Em seus 33 anos de profissão, já atendeu 20 mil pessoas. Percorreu diversos países pioneiros na visão integrativa do paciente, como França, Alemanha e Estados Unidos, em busca de respostas para o diabetes e a obesidade.

Se você acompanha a Jolivi, com certeza já leu algo sobre a importância das castanhas, uma das melhores fontes de gorduras boas, proteínas, vitaminas e antioxidantes. É o caso, por exemplo, da macadâmia.

Ela é original da Austrália, só sendo cultivada no Brasil a partir dos anos 30.

Contém grandes quantidades de vitamina B1, magnésio e ácido oleico, também presente em azeite de oliva. Além disso, você sabe tudo mais que essa noz tem a lhe oferecer?

Confira aqui 6 motivos para você consumir a macadâmia.

Os benefícios da macadâmia para a sua saúde

1. Combate a ansiedade e fortalece a saúde mental

Devido à quantidade de ômega 7, as macadâmias ajudam na sua saúde mental. Elas melhoram sua memória e atuam no combate à depressão e à ansiedade.

2. Fonte de gorduras saudáveis

As macadâmias são uma fonte de gorduras boas, assim como a manteiga de vacas criadas a pasto, o ghee (manteiga clarificada), azeite extra virgem e óleo de coco.

Para você ter uma ideia, elas têm maior quantidade de gorduras boas e menor teor de carboidratos do que qualquer outra castanha.

3. Ajuda na dieta cetogênica

Se você está fazendo a dieta cetogênica, lembre-se que deverá se alimentar com 60 a 85% de gorduras boas.

As macadâmias, como são fontes dessas gorduras e têm poucos carboidratos, podem entrar muito bem na lista de alimentos cetogênicos.

4. Melhora da saúde cardíaca

Também por fazer parte desses alimentos ricos em gorduras boas, a macadâmia também ajuda na saúde cardiovascular.

O ácido graxo ômega 7 melhora a elasticidade das artérias e, consequentemente, no bom funcionamento do coração.

5. Proteção contra o diabetes

As macadâmias ajudam no controle da sua sensibilidade à insulina. Por si só, essa função já faz bem para qualquer pessoa… e para quem tem diabetes tipo 2, melhor ainda!

Quer perder de peso? Conheça o real vilão e o seu maior aliado 

Um hormônio do seu corpo é quem determina se você perde ou acumula gordura. E para perder peso, basta você ativá-lo da maneira certa, sem usar nenhum tipo de dieta mirabolante, exercício extenuante ou remédio duvidoso.

Neste vídeo, o Dr. Victor Sorrentino revela a forma simples de usar o hormônio a seu favor. Assista aqui.

6. Auxilia no emagrecimento saudável

Não é só na alimentação cetogênica que a macadâmia pode agregar um grande valor. O ômega 7 também atua em hormônios que controlam a saciedade.

Então, além de ser um alimento rico em gorduras saudáveis, o que é bom para sua dieta, vai controlar também seu apetite.

Qual a melhor forma de consumir a macadâmia?

As macadâmias são ótimas para lanches rápidos e práticos. Lembre-se apenas de guardá-las de preferência na geladeira, pois mal armazenadas podem rancificar e permitirem o surgimento de aflatoxina, que pode provocar intoxicações.

E, se você aceita uma sugestão de doce de macadâmia, vou apresentar uma receita.

Que tal uma bomba de chocolate com macadâmia para seus lanches?

[Receita] Bombas de chocolate com macadâmia

Ingredientes: ¼ xícara de chocolate em pedaços (mínimo 70% de cacau), 1 colher de sopa de óleo de coco, sal marinho ou sal grosso e 40 g de macadâmia.

Modo de preparo:

  1. Use uma forma de muffin ou molde de trufas
  2. Em cada uma das formas coloque 3 metades da noz de macadâmia
  3. Derreta o chocolate em uma panela. Mexa para ficar homogêneo e adicione uma pitada de sal grosso e o óleo de coco. Misture bem.
  4. Adicione a mistura de chocolate à assadeira para cobrir completamente as nozes. Polvilhe o sal extra sobre o chocolate.
  5. Coloque os moldes no freezer até que o chocolate fique sólido. Isso levará no mínimo 30 minutos.

Bom apetite!

Dr. Wilson Rondó

Especialista: Dr. Wilson Rondó

Médico Cirurgião Vascular e Nutrólogo

CRM: CRM 47078/SP

13 julho 2020

Dr. Wilson Rondó é médico formado em cirurgia vascular e especialista em nutrologia. Em seus 33 anos de profissão, já atendeu 20 mil pessoas. Percorreu diversos países pioneiros na visão integrativa do paciente, como França, Alemanha e Estados Unidos, em busca de respostas para o diabetes e a obesidade.

Conteúdos Relacionados