Veja os 6 benefícios da melancia para a sua saúde

conheça os benefícios da melancia
Maior Menor
Avatar

agencia.mestre

A melancia é uma fruta originária da África, cultivada há mais de cinco mil anos, que oferece diversos benefícios para nossa saúde e bem-estar.

É indicado pelos especialistas em diabetes utilizar somente a parte branca da melancia, pois nela contém vitaminas B6 e zinco que melhoram a circulação sanguínea. Porém, a sua parte vermelha não é recomendado o consumo para quem tem diabete, por conta do seu alto índice glicêmico. 

Já para os homens, é uma grande aliada para a prevenção de dois tipos de doenças que atrapalham a saúde masculina. Ela auxilia no tratamento da impotência e previne o câncer de próstata.  

Quer saber mais sobre a importância da melancia na sua alimentação? Veja a seguir! 

Composição da melancia

A melancia possui diversos nutrientes, como vitaminas A e C e sais minerais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo, que trazem diversos benefícios para a saúde. 

A cor avermelhada se dá pelo componente licopeno, uma substância antioxidante encontrada também em outros tipos de alimentos, como tomate, goiaba, mamão e pimentão vermelho. O licopeno previne diversos tipos de doenças crônicas, como:

  • cardiovasculares (hipertensão, AVC e insuficiência cardíaca);
  • renal (cálculo renal e infecção urinária);
  • pulmonares (bronquite e enfisema pulmonar); e
  • câncer de próstata.

Além disso, na sua casca é encontrado um componente capaz de aumentar a performance sexual do homem, chamado de citrulina. Interessante, não é mesmo?

Sem falar que a  melancia é uma das frutas com menor quantidade de calorias — apenas 46 por xícara, com cerca de 154 gramas — e a melhor maneira de consumi-la é naturalmente, pois mantém todos os nutrientes e fibras. Porém, ela também pode ser feita como suco. Sem o uso de açúcar, claro. 

Agora que já sabemos os componentes existentes nessa fruta, que tal descobrir quais são os benefícios da melancia para nossa saúde? Veja abaixo. 

Conheça os 6 benefícios da melancia!

Você sabia que a melancia é a sexta fruta mais consumida no mundo? Isso mesmo! Mas, muitas pessoas não sabem a quantidade de benefícios existentes nela, considerando-a apenas uma fruta como todas as outras. 

Mas engana-se quem pensa dessa maneira! Ela é considerada uma das mais ricas em nutrientes e vitaminas, trazendo grandes vantagens para o seu bem-estar. Confira quais são esses benefícios. 

 

benefícios naturais da melancia

1. Aumento da imunidade

Por conter vitamina C e sais minerais, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, diminuindo o risco de infecções e contaminações por bactérias que podem baixar a sua imunidade. 

2.Alívio de dores musculares

A citrulina, presente na melancia, também ajuda a reduzir as dores musculares. Isso porque, ela garante a oxigenação dos músculos, contribuindo para o reparo, crescimento e desenvolvimento do tecido muscular. 

3. Efeito diurético

Pela grande quantidade de água existente, a fruta aumenta a produção de urina, tendo efeito diurético. 

Com a presença do potássio e magnésio fica ainda mais fácil a inibição da reabsorção de sódio e eliminação dos líquidos presentes no nosso corpo.

4. Diminuição do risco de doenças cardiovasculares

Os componentes licopeno, citrulina e os sais minerais presentes na melancia diminuem os riscos de doenças cardiovasculares. 

Todos eles aumentam os níveis de óxido nítrico no organismo, ajudando a expandir os vasos sanguíneos, além de controlar o colesterol e reduzir a pressão arterial, que estão ligados diretamente com as doenças que atingem o coração e o sangue.  

5. Aumento da potência sexual masculina

Se você é homem, já imaginou aumentar em cinco vezes a sua performance sexual? Então, comece a ingerir melancia nas suas refeições!

Por conter citrulina, a fruta se transforma no nosso organismo em arginina, que aumenta o óxido nítrico, garantindo uma melhor potência sexual. 

Por estar mais presente na casca do que na polpa, uma ótima opção é fazer uma salada ou, até mesmo, utilizá-la no seu suco verde. 

6. Prevenção do câncer de próstata

De acordo com os estudos realizados pela AICR (American Institute for Cancer Research), os homens que consomem alimentos vermelhos, como melancia, tomate, goiaba, mamão e rabanete, têm um risco menor de desenvolver câncer de próstata

O licopeno, substância encontrada nas melancias e nos demais alimentos, neutralizam radicais livres (átomos e moléculas) e agem como antioxidantes que colaboram para a prevenção do câncer de próstata. 

Percebeu como a melancia é de extrema importância para a nossa saúde? Então, continue acompanhando a  Jolivi e conheça as melhores alternativas em saúde natural.

Referências 

https://www.aicr.org/

 

Avatar

agencia.mestre

Conteúdos Relacionados