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5 motivos para consumir chocolate

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Doutor Victor Sorrentino

Especialista: Doutor Victor Sorrentino

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

14 outubro 2020

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

Quero começar a conversa de hoje com uma pergunta sincera, sem julgamento: como é a sua relação com doces e sobremesas?

Recebi muitos relatos de pacientes que, no auge da pandemia e isolamento social, não conseguiram se controlar e devoraram todo o açúcar disponível na despensa.

 

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Essa é uma questão delicada, eu sei. Para muitos, o açúcar cai muito bem naquela relação de “tudo ou nada”. Ou a pessoa como tudo, sem limites, ou se priva a ponto de desembocar numa compulsão.

Por isso, é um assunto que merece ser tratado com seriedade e, acima da tudo, com verdade.

Digo isso porque, como acompanho de perto muitos casos de reeducação alimentar, sei que alguns “mitos” rondam um alimento acusado de ser o maior vilão do emagrecimento: o chocolate.

Uma bactéria que come gordura abdominal?!

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Mas calma lá. Não estou falando que aquele chocolate ao leite ou mesmo branco (o pior de todos), é bonzinho e merece um espaço na sua dieta.

Na verdade, o que realmente importa nessa nossa conversa de hoje é a matéria-prima do chocolate puro, que é o cacau.

Listei aqui os cinco maiores benefícios deste superalimento.

1. É rico em nutrientes

Carregado de nutrientes positivos para a saúde, o cacau é rico em fibras, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, zinco, potássio, selênio, cobre, manganês…

2. É um dos melhores alimentos antioxidantes

Na escala ORAC (Oxigen Radical Absorbance Capacity), padrão científico que atribui o valor antioxidante para alimentos e substâncias, o cacau é considerado o alimento com maior nível de antioxidantes no mundo.

E o que os antioxidantes fazem? Eles agem combatendo os radicais livres, diminuem o risco de doenças, controlam o colesterol e protegem o cérebro. Bastante coisa, não é mesmo?

3. Ajuda na produção da serotonina

O cacau também fornece ao organismo o triptofano, aminoácido responsável pela produção da serotonina, que é o neurotransmissor responsável pela melhora do humor, sono e apetite.

4. Protege a memória e aumenta a imunidade

Um estudo realizado pela Loma Linda University Adventist Health Sciences Center, nos Estados Unidos, indicou que o consumo de chocolate amargo (atenção: 70% cacau) pode de fato influenciar positivamente em diversos aspectos da saúde, reduzindo o estresse, prevenindo a inflamação, melhorando o humor, protegendo a memória e aumentando a imunidade.

5. Controla a pressão naturalmente

Outro potencial do cacau é no controle da pressão alta. Isso porque este superalimento é rico em magnésio, um mineral aliado do coração.

Uma revisão publicada no periódico Nutrients, elaborada por pesquisadores da Rovira i Virgili University, Institute of Health Carlos III e da Harvard T. H. Chan School of Public Health, confirmou que a proteção cardiovascular é diretamente proporcional à ingestão de magnésio, por meio da dieta ou suplementação.

Isso quer dizer que, quanto mais magnésio você ingere, menores podem ser os riscos de uma pane cardíaca.

Agora, que fique claro: não estou dizendo que basta comer chocolate e esperar um milagre para beneficiar a sua saúde e o seu coração.

Você precisa fazer a sua parte para que o cacau consiga fazer a dele. E isso envolve mudanças nos hábitos de vida, investimento no sono e todos os outros preceitos que eu abordo aqui.

Mas dar um primeiro passo saboroso como esse é uma opção, né?

chocolate

Você conhecia todos esses benefícios do chocolate? Comente aqui embaixo!

Como escolher o chocolate mais saudável?

Vale lembrar que a maioria das opções disponíveis para venda são repletas de ingredientes nocivos para o nosso corpo, como o açúcar, a gordura hidrogenada, além de outros aditivos.

Então, é importante olhar o rótulo antes de comprar o chocolate, optando por aqueles que são mais saudáveis.

Abaixo, compartilho algumas dicas para você se certificar de que o chocolate escolhido é saudável:

  • Escolha aqueles que têm 70% (ou mais) de cacau puro;
  • Verifique se o primeiro ingrediente do rótulo é massa de cacau ou cacau em pó;
  • Evite os que têm açúcar ou gordura hidrogenada na composição;
  • Prefira chocolates certificadamente orgânicos.

E lembre-se: quanto mais ingredientes o chocolate tem, menos nutritivo ele é. Escolha um que tenha até, no máximo, 4 ingredientes, seguindo as dicas acima.

Com equilíbrio e sabedoria, não há motivos para demonizar o verdadeiro chocolate. Gostou das minhas dicas? Compartilhe e comente aqui embaixo!

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Referências bibliográficas:

  • Loma Linda University Adventist Health Sciences Center. “Dark chocolate consumption reduces stress and inflammation: Data represent first human trials examining the impact of dark chocolate consumption on cognition and other brain functions.” ScienceDaily.
  • Magnesium. 1988;7(4):188-94.
  • Nutrients . 2018 Feb 1;10(2):168.
Doutor Victor Sorrentino

Especialista: Doutor Victor Sorrentino

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

14 outubro 2020

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

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