Buscar

Tireoide: confira 5 dicas para reativar a glândula

Mulher com pescoço esticado e a região, onde se localiza a tireoide, está em tons quentes, enquanto uma mão de médico a analisa
Maior Menor
Marcello Sapio

Marcello Sapio

25 maio 2021

Redator

Neste 25 de maio é lembrado o Dia Internacional da Tireoide; glândula é a responsável por regular o metabolismo

Esta terça-feira, 25 de maio, é marcada como o Dia Internacional da Tireoide, data para conscientizar da importância do tratamento e da prevenção em relação à glândula hormonal.

Localizada na região do pescoço, ela é responsável pela produção de hormônios importantes para o funcionamento do corpo, principalmente na regulação do metabolismo humano

Hipotireoidismo e hipertireoidismo

É importante prestar atenção no funcionamento do corpo e nos sintomas que cada condição possui. 

Por isso, é preciso que seja clara a diferença entre o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. O primeiro se caracteriza pela baixa quantidade de TSH no sangue. Quando isso ocorre, a tireoide envia sinais para que o metabolismo diminua a velocidade.

Essa é a condição mais comum, acometendo cerca de 90% dos casos globais de tireoide.

O ganho de peso é um sintoma comum do hipotireoidismo, mas os sintomas vão além do aumento de quilos na balança:

  • Cansaço excessivo;
  • Sensação de tristeza;
  • Dificuldade na perda de peso;
  • Queda de cabelo;
  • Pele sem viço;
  • Unhas quebradiças;
  • Dificuldade de evacuar; entre outros.

Alguns  sintomas são secundários, ou seja, efeitos do hipotireoidismo quando não é devidamente tratado, como um aumento dos níveis de colesterol.

Por outro lado, o hipertireoidismo é quando há o excesso do hormônio TSH. Ou seja, esse hormônio estimula a tireoide para que o metabolismo seja acelerado.

Apesar de muitas pessoas acharem, em um primeiro momento, que possa ser algo “bom”, pelo metabolismo acelerado, é justamente ao contrário.

Simbolizando apenas 10% dos casos globais, essa alteração é a mais fácil de ser identificada. Porém, alguns médicos acabam confundindo o hipertireoidismo com uma deficiência hormonal, como o cortisol. Os sintomas mais comuns de hipertireoidismo são:

  • Ansiedade;
  • Palpitação cardíaca;
  • Alta irritabilidade;
  • Dificuldade para dormir;
  • Perda de peso injustificada;
  • Exoftalmia (olhos saltados para fora).

5 alimentos essenciais para reativar a tireoide

Por ser uma glândula que direciona a velocidade do metabolismo, quando a tireoide fica desregulada, causa o que é conhecido como hipotireoidismo (quando funciona abaixo do normal) e o hipertireoidismo (acima do normal).

Cada uma possui suas especificidades e seus respectivos sintomas, mas algumas soluções naturais podem  abranger ambos os casos. O especialista JOLIVI, o nutrólogo Dr. Wilson Rondó Jr. listou cinco alimentos capazes de reativar a glândula. Converse com o seu médico sobre elas:

  • Guggul – 300 a 400mg – 2 a 3 vezes ao dia;
  • Vitamina C – 4 a 8 gramas – Antes do almoço;
  • Selênio – 200mcg – Antes do almoço;
  • Ashwagandha – 500mg – Antes do almoço; e
  • Melatonina – 3 mg – Antes de dormir.

 

Como saber se tem algo de errado com a sua tireoide em casa

Apesar de que o exame de sangue, que indica os níveis de TSH (Hormônio Tireoestimulante) serem os mais usados hoje em dia, muitas pessoas podem estar sendo acometidas pelo hipo ou hipertireoidismo, mas sem as alterações nos níveis desse hormônio.

Por isso, os especialistas da JOLIVI alertam que outros exames são necessários para definir a saúde da sua tireoide além do TSH, como T3 Reverso (Tri-iodotironina reversa ou T3r), T3 Livre (Tri-iodotironina), T4 Livre (Tiroxina),  T4 Total e T3 Total, Anticorpo de tireoglobulina (TGA) e Anticorpo tireoperoxidase (TPO), T2, T2 Livre, T1 e T1 Livre.

De acordo com o Dr. Rondó, existe um teste, que pode ser feito em casa, que consegue indicar se há algo de errado com a glândula, é através da medição da temperatura.

É preciso colocar um termômetro abaixo das axilas assim que acordar e deixar lá por 10 minutos (Para mulheres na pré-menopausa, escolham o segundo ou terceiro dia do seu ciclo).

Se a temperatura estiver abaixo de 37°C, pode ter função de tiroide baixa, principalmente se a pessoa estiver com alguns dos sintomas citados anteriormente.

Rádio Jolivi especial de tireoide

Na Rádio Jolivi, o podcast original da casa, o Leopoldo Rosa conversou com a nutricionista Priscila Di Ciero, sobre os caminhos para tratar a tireoide  com a  saúde natural. Confira abaixo:

Quer saber os alimentos e as outras recomendações do Dr. Rondó para acordar a sua tireoide? Conheça AQUI o Remédio Natural.

A solução para derreter sua gordura e outras 97 curas naturais

Receba GRATUITAMENTE o livro que vem mudando tudo o que se sabe a respeito das curas naturais. Basta passar um endereço válido no país para ter na estante da sua casa soluções eficazes e livres de efeitos colaterais para perda de peso, hipertensão, Diabetes, artrite e dezenas de outros problemas de saúde.

Reserve aqui seu exemplar gratuito

 

Atenção: 

Se você não tem a oportunidade de encontrar um profissional de saúde natural ou integrativa, leve essas alternativas naturais ao seu médico de confiança e veja o tratamento que mais se encaixa no seu caso. 

Marcello Sapio

Marcello Sapio

25 maio 2021

Redator

Conteúdos Relacionados