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3 motivos para incluir a uva passa na ceia de Natal

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Redação Jolivi

Redação Jolivi

23 dezembro 2020

Redação Jolivi.

Já estamos no final de 2020 e eu espero que você e a sua família estejam esbanjando saúde.

O Natal deste ano será um pouco diferente, eu sei, mas certas tradições nunca mudam.

🍇 Vai ter uva passa no arroz

🍇 No salpicão

🍇 Misturada às castanhas

🍇 Vai ter uva passa em tudo!

Brincadeiras à parte, o alimento pode fazer parte, sim, de uma ceia de Natal saudável e ser consumido também durante o ano todo.

Como são feitas as uvas passas?

As uvas passas são uvas sem semente que passam por um processo de desidratação, que pode ser natural, feito em esteiras ao sol, ou em máquinas.

O que nos interessa aqui é saber que, em geral, os nutrientes e antioxidantes da fruta não se perdem nesse processo.

Separei 3 motivos que podem fazer você começar a amar este alimento a partir de hoje.

#1 – Controla a pressão e reduz risco de AVC

Aposto que seu cardiologista nunca te disse isso: se você tem pressão ligeiramente alta — conhecida como pré-hipertensão — considere comer um punhado de passas três vezes ao dia.

Eu não tirei isso da minha cabeça, não.

Um ensaio clínico realizado pelo American College of Cardiology, feito com 46 homens e mulheres com pré-hipertensão, mostrou que o alimento foi capaz de reduzir significativamente a pressão dos participantes que comeram passas como lanches entre as refeições.

Além dos benefícios para a pressão, as uvas-passas são ricas em potássio, um mineral essencial para o bom funcionamento do coração.

Estudos mostram que pessoas que possuem baixos níveis de potássio em suas dietas têm maior risco de sofrerem um derrame cerebral.

#2 – Previne cáries e inflamações nas gengivas

Apesar de ser docinha, você sabia que a uva-passa pode contribuir com uma boa saúde bucal e combater cáries?

Pelo menos foi o que apontou uma pesquisa realizada na Universidade americana de Illinois, em Chicago.

E o motivo é que a fruta possui uma substância chamada ácido oleanólico, que, dentro da sua boca, é capaz de impedir o crescimento de bactérias associadas às cáries e gengivites.

A expressão “matando dois coelhos com uma cajadada só” pode ser bem aplicada neste caso, pois além de ajudar você a matar a vontade de doces, a uva-passa ainda pode deixar os seus dentes livre de cáries.

foto de sorriso de um idoso

Você sabia que a uva passa previne cáries e mantém a gengiva saudável?

#3 – Laxante natural

As uvas-passas contém fibras solúveis, que formam uma espécie de gel no intestino quando misturadas com água, e também fibras insolúveis, que contribuem para o aumento do volume das fezes, avisando o intestino que é hora dele trabalhar.

Fora esses benefícios, a frutinha desidratada também é considerada um prebiótico por conter ácido tartárico, uma substância que é fermentada pelas bactérias presentes no intestino, melhorando o funcionamento da nossa microbiota.

Posso me esbaldar de comer uva-passa?

A resposta é não, pois nada em exagero é bom.

Assim como outras frutas desidratadas, a uva-passa concentra também todo o açúcar da uva original.

Como o processo de desidratação torna as uvas mais leves e menores, as pessoas acabam comendo grandes porções.

Em uma porção de 100 gramas você encontra 79 gramas de carboidratos, e esses níveis de açúcar são prejudiciais para pessoas que fazem restrições de açúcares na dieta.

Portanto, nada de exagerar na ceia, combinado?

E se for comer arroz com uvas-passas, fique atento ao tamanho da porção, hein?

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Referências bibliográficas:

  • Antimicrobial constituents of Thompson seedless raisins (Vitis vinifera) against selected oral pathogens
  • SNACKING ON RAISINS MAY OFFER A HEART-HEALTHY WAY TO LOWER BLOOD PRESSURE
  • Potassium-rich foods linked to lower stroke risk
Redação Jolivi

Redação Jolivi

23 dezembro 2020

Redação Jolivi.

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