Será que um bom shake pode ser suficiente para uma refeição?

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Eles ora têm fama de mocinho, ora de bandido. E, bem no meio, está você e a sua saúde. Estou falando deles, dos famosos e badalados shakes.

Será que um suco pode ter todas as propriedades necessárias para substituir uma refeição? Será que um bom shake pode ser suficiente para fazer uma dieta? E as alternativas como Whey e produtos “life”?

O Poderoso Sucão

Não comer de forma adequada pela manhã pode ter um efeito negativo ao longo do seu dia, trazendo sonolência, falta de concentração, metabolismo lento e, por consequência, o armazenamento de gorduras pelo corpo.

Assim, para aqueles que não tem tempo de preparar aquele café da manhã de novela das 21h, a solução parecia estar num suco.

Se você leu isso e ficou: “Opa, adoro um belo suco de laranja”, sinto muito em dizer: não é dessa bebida que estou falando.

Sucos nos enganam por ter uma aparência saudável. Sozinho, um de laranja, por exemplo, pode ser apenas uma carga pesada de frutose – um outro nome para açúcar – para o corpo.

Uma laranja tem 5g de frutose e, além disso possui fibras que ao mastigar, ativamos metabolismo e favorecemos saciedade por meio da liberação de leptina. Porém, para um suco de 200ml, precisamos de 4 a 5 unidades dessa fruta, o que corresponde de 20 a 25 g de frutose. Digerir essa quantidade de açúcar de uma vez, sobrecarrega seu pâncreas e fígado que não estão preparados para receber tanto carboidrato de uma vez.

Uma ajuda da couve

O suco de couve tem excelente poder adstringente, com bastante antioxidantes e é rico em ferro.

couve

E ainda mais, couve, quando batida, libera as substâncias anti-inflamatórios, cicatrizantes e destoxificantes e, por isso, conta a Drª Denise, a nutricionista e consultora da Jolivi, é uma ótima opção para quem tem gastrite.

Mas, ele sozinho como único elemento para seu café da manhã também é desaconselhável. A solução para quem vai consumir só um suquinho de couve pela manhã é transformá-lo em algo poderoso.

A melhor opção é batê-la com algumas frutas de sua preferência no liquidificador. E, sim, pode ser a laranja que citamos acima. Ah, e não precisa colocar muita coisa! Couve em si já possui uma quantidade enorme de nutrientes para funcionamento do nosso corpo.

Shake de Proteínas

A Drª Denise nos contou que tem notado, atualmente, a sobrecarga de proteína na alimentação das pessoas. Além de consumir comidas proteicas, os jovens principalmente, tomam suplementos à base de proteína por acreditar que aumenta e fortifica os músculos.

Diante dessa situação, uma outra opção de shake que veio ganhando espaço é o Whey Protein, que, de acordo com a doutora, não é uma boa fonte de proteína, pois rompe com o equilíbrio e a adequação dos nutrientes do nosso organismo.

E mais, o excesso de proteína em tudo vem causando aumento de casos de insuficiência renal, dificultando o processo de eliminação de toxinas pelo corpo, seja por destoxificação natural ou por filtração renal.

Por isso, ainda que os produtos “Whey” ofereçam opções de misturas saudáveis e saborosas no mercado, é preciso tomar alguns cuidados.  Tomar estes shakes proteivos, sem sair do sedentarismo, pode no mínimo, te engordar.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também já fez algumas inspeções e proibiu a comercialização de mais de 20 marcas por apresentarem conteúdo diferente do que previa o rótulo. O uso inadequado pode resultar em danos, e é por isso que deixamos alertas.

whey herbalife

Substituto das refeições?

Estas marcas que colocam “life” no nome e sugerem que você substitua almoços e jantares por uma bebida. Um alimento não pode ser negligenciado por nos afastar de algo fundamental para a vida saudável: a mastigação. É por meio dela que nós conseguimos a produção de hormônios fundamentais para a boa digestão, sensação de saciedade, o pleno funcionamento do intestino e o humor.

E mais: se este shake ainda contém proteínas do leite de vaca e soja, cuidado. São alimentos altamente inflamatórios que no uso frequente, podendo desencadear uma série de problemas.

A Drª Denise, particularmente, não aconselharia ninguém a consumir qualquer produto que tenha proteína da soja ou de leite num uso frequente.

Essa dica sobre os shakes é para dias de café da manhã corridos e – dependendo da mistura – pode sim substituir uma refeição matinal. Mas sempre alterne com outras opções como castanhas e nozes, por exemplo.

Agora vá para a cozinha e não fique com medo de experimentar alimentos batidos juntos! Você irá se surpreender com os sabores deliciosos que podem sair de combinações nada convencionais (tente inhame com amora, fica esplêndido).

 

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